To app or not to app?

Novos apps (sigla para applications, ou “aplicativos” em português) surgem no mercado diariamente. São jogos, agendas virtuais, music players e tantos outros para tantas outras funções como diversão, educação e até mesmo gerenciamento de empresas.

Um estudo realizado pela Statista mostrou que mais de 50 bilhões de aplicativos foram baixados da Play Store (loja de aplicativos para Android) apenas em 2013. Este número está crescendo e essa informação chama a atenção dos empresários. Segundo uma pesquisa realizada em 2013 pela CA, (Companhia Americana de Sistemas Empresariais), 51% das empresas globais com receita de mais de US$ 1 bilhão lançaram quatro ou mais aplicativos voltados ao cliente. Muitos estão apostando no futuro dos apps como uma ferramenta eficaz de vendas.

E agora, de posse desses números, você se pergunta: quer dizer que minha empresa precisa criar um aplicativo para os meus clientes?

Tendo em vista as tendências de comportamento das pessoas em relação às novas tecnologias, a resposta é: SEM DÚVIDA. Mas antes de correr para a internet e pesquisar sobre desenvolvedores de apps, é necessário dedicar um pouquinho de tempo ao planejamento dessa nova estratégia.

Vamos por partes: o primeiro passo é conhecer o seu cliente e descobrir como ele se relaciona com seus dispositivos móveis. É fato inegável que a tecnologia mudou a maneira como as pessoas se comportam em relação ao mundo, mas cada consumidor é diferente, entenda seu público alvo para que seu aplicativo seja desenvolvido para atender as reais necessidades dele.

Em seguida, é necessário ter uma meta bem definida para o uso dos apps, saber como eles serão usados e quais os benefícios oferecidos, tanto para os clientes como para a sua empresa. Entenda se o seu app é um novo modelo de negócio ou apenas uma oportunidade comercial para um produto ou serviço.

Aqui estão 3 razões pelas quais a sua empresa pode se beneficiar do uso de um aplicativo personalizado:

Fidelização do cliente – quem tiver o seu aplicativo levará sua empresa no bolso e poderá ter acesso aos seus serviços em qualquer lugar, no momento que for mais conveniente. Isso fará com que a sua empresa seja a primeira escolha, no momento que ele precisar dos serviços que voce oferece.

Gerenciamento interno – um app pode ser usado tanto com clientes externos como com clientes internos, existem diversos aplicativos utilizados para gerenciar equipes e projetos. Você pode acompanhar o dia-a-dia de sua empresa acessando dados em tempo real, acompanhando as agendas dos colaboradores e recebendo feedbacks constantes em todas as etapas do processo de produção; e tudo isso pode ser consultado na sua casa, na fila do banco ou até mesmo no taxi a caminho do trabalho.

Geração de valor – quando bem produzido, um aplicativo pode tornar-se parte do cotidiano de seus clientes, seja por publicar informações novas diariamente, seja por divulgar promoções ou até mesmo vídeos divertidos, que podem, inclusive, ser compartilhados com outros clientes em potencial.

É importante lembrar ainda que o seu aplicativo não deve ser apenas uma adaptação do seu site para os tablets e smartphones. Ele deve possuir funções únicas e exclusivas, para oferecer experiências diferenciadas para o seu clientes.

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