Melhorando o habitat dos desenvolvedores

Você passa 7,8, às vezes 9 horas trabalhando todos os dias, convive mais com colegas de trabalho do que com a sua família, passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa. Essa situação é verdadeira para muitos profissionais, em especial para desenvolvedores de softwares, que sempre têm prazos curtos e datas de entregas apertadas.

Assim, quanto mais confortável for o seu ambiente de trabalho, menor o nível de stress que todos terão que enfrentar dia a dia. Às vezes pequenas coisas já deixam o clima mais leve, como fotos de amigos e familiares distribuídos pela mesa, post-its com mensagens otimistas nos monitores e até um café fresquinho no meio da tarde deixa tudo mais feliz.

Listamos aqui alguns outros fatores podem contribuir para um ambiente mais aconchegante:

PLANTAS – plantas deixam o ambiente mais colorido e fresco, além de acrescentarem mais vida ao local. Pode ser um vasinho de violetas em ambientes pequenos ou plantas maiores em salas de reunião ou na sala de espera; além de trazerem leveza ao ambiente, tornam-se também objetos de decoração quando plantadas em vasos ornamentados. Em uma profissão onde as máquinas parecem ser o item fundamental, as plantas nos lembram de que os seres vivos são o que realmente importa para uma empresa.

CADEIRAS E MESAS ERGONÔMICAS – quem trabalha com desenvolvimento de softwares passa a maior parte do tempo sentado em frente ao computador, então este deve ser o local mais confortável possível para que o trabalho não se torne um sacrifício nem a causa de futuros problemas na coluna. É preciso que seus pés encostem no chão por completo, que sua postura fique ereta e que o ângulo dos seus cotovelos em direção à mesa se mantenha em 90º. Essa é a posição considerada a mais confortável, pois desgasta menos os músculos e não danifica a sua coluna.

LIMPEZA – nada melhor que chegar no trabalho na segunda feira de manhã e sentir aquele cheirinho de limpeza! Cuide para que a empresa seja limpa e organizada periodicamente: se a empresa tiver até 5 funcionários a faxina pode ser feita uma vez por semana; até 20 funcionários, no mínimo 2 vezes por semana.

PESSOAS – o principal elemento do ambiente de trabalho são as pessoas. Então, a maior responsabilidade por um bom ambiente são elas mesmas. Agrados simples como levar uma xícara de café para o colega da mesa ao lado, ou dar “bom dia” para todos logo no começo da manhã extrairá sorrisos do colaborador mais carrancudo. Seja sempre gentil e educado, gentilizas geram gentilezas.

COLABORAÇÃO – promova sempre o sentimento de cooperação entre os profissionais, lembre-os de que todos estão juntos por um objetivo comum, e não para concorrer uns com os outros. O ambiente de concorrência entre os próprios colaboradores é estressante e inibe novas idéias.

Trabalhar deve ser sempre um prazer, jamais um sacrifício diário. Contribuir para que todos sintam-se bem é um dos itens fundamentais para o crescimento saudável de uma empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *