Conheça o STORYBOARD!

Durante o WWDC de 2011 a Apple apresentou aos desenvolvedores uma nova forma de programar interfaces: o Storyboard. Desde então ele é motivo de amor e ódio entre a comunidade.

Em sua primeira versão ele deixou muito a desejar pois continha muitas falhas que acabavam atrasando o desenvolvimento em vez de agilizá-lo; mas com o passar dos anos a Apple o aprimorou e introduziu novas funcionalidades que o tornaram uma ferramenta muito poderosa.

E para conseguirmos utilizar todo esse poder precisamos seguir algumas boas práticas, caso contrário o uso do storyboard torna-se um tiro no pé.

O ponto fundamental quando se trabalha com storyboard é: múltiplos storyboards! Não coloque tudo em um arquivo só! Conforme o aplicativo cresce, um único arquivo fica extremamente grande e pesado, seu Xcode fica lento e você terá muitos problemas com
versionamento. Para evitar isso crie fluxos lógicos dentro do seu aplicativo e separe cada um dos fluxos em arquivos diferentes.

Por exemplo, telas de login e cadastro ficam em um arquivo, telas que são a parte principal do aplicativo em outro, e assim sucessivamente.
Para cada projeto você deve usar uma estratégia diferente para separar seus storyboards.

Para ajudar na tarefa de “ligar” os storyboards, nós aqui da Ringa usamos uma biblioteca chamada RBStoryboardLink. Com essa biblioteca podemos fazer a ligação entre diferentes arquivos usando View-Controllers e Customs Segues. Isso ajuda a manter a lógica do fluxo de telas nos storyboards, evitando a escrita de mais códigos e
facilitando na hora de dar manutenção.

Desta forma você consegue, literalmente, ver que uma determinada tela vai para outra que está em outro arquivo; assim, não existe a necessidade de perder tempo procurando o aplicativo no código , essa informação está ali no seu Storyboard.

Mas se você prefere fazer as ligações entre arquivos diferentes usando código, não se preocupe: com as poucas linhas de código que mostrarei a seguir você alcança o mesmo resultado da biblioteca.

UIStoryboard *sb =[UIStoryboardstoryboardWithName:@"Login"bundle:
nil];
UIViewController *vc =
[self.navigationController presentViewController:vc 
animated:NO completion:nil];

Com essa dica simples, você deixará seu código mais organizado, seus storyboards bem distribuídos e aumentará a manutenibilidade do seu software.

Mas não pare por aí! Essa é apenas uma forma de usar esta ferramenta.

A Apple está incentivando cada vez mais o uso do Storyboard, então se você nunca utilizou storyboards em seus projetos, essa é uma boa hora para começar! Use a nossa dica e conte – nos como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *