Estilo Mobile de Ser

Centenas de aplicativos surgem no mercado diariamente, não só nas grandes lojas (Play Store e App Store), mas também no mercado independente. E possuem as mais diversas funções, desde aquelas realmente úteis e que podem mudar a rotina das pessoas (como apps que ajudam a controlar sua dieta contando as calorias ingeridas no dia até aqueles que contabilizam seus gastos de forma a impedir que você entre no vermelho), até alguns realmente estranhos e de funcionalidade duvidosa, como aquele que promete encontrar a melancia certa usando um algoritmo secreto (sim, ele existe!).

De qualquer forma, cada pessoa sabe como um determinado aplicativo vai ajudá-la a ter uma vida mais organizada. Separamos algumas dicas de aplicativos para ajudar nas suas tarefas rotineiras:

Aplicativos de serviços bancários

Sem dúvida, os aplicativos bancários são uma das maiores facilidades trazidas pelos smartphones. Foi-se o tempo em que precisávamos enfrentar horas de filas para pagar uma conta. A maioria dos serviços do caixa eletrônico está disponível nos aplicativos, desde o pagamento de contas com código de barra até recarga de celular.
Quase todos os bancos já possuem seu próprio app, que são considerados bastante seguros, porém algumas precauções são necessárias para evitar fraudes e acessos indevidos ao seu celular no momento das transações. Seguem duas dicas importantes:

1) procure não acessar o aplicativo em redes wireless públicas ou abertas, faça apenas em redes privadas confiáveis ou através do seu plano de internet mobile (3G ou 4G).

2) cuidado com sites falsos! Eles se disfarçam com o “skin” do seu banco e enviam emails solicitando seus dados e senha para (supostamente) realizarem algum tipo de atualização no seu cadastro pessoal; nunca forneça essas informações por email e evite realizar transações através de sites, use apenas o aplicativo fornecido pelo banco (de preferência faça o download em sites aprovados e validados pela própria instituição).

Organização empresarial

Não é apenas uma questão de controle, mas também de agilidade de produção. Alguns aplicativos mobile permitem que você tenha total conhecimento do status dos projetos da sua empresa, desde o andamento de processos produtivos até controle de estoque e movimentações financeiras. Estes são dois dos apps mais utilizados:

Trello – é um dos aplicativos mais eficientes e mais fáceis de usar para organização de eventos, gestão de projetos e controle de tarefas. O layout é bastante intuitivo, ele possui a opção de compartilhar projetos com outros usuários e fazer checklists para todos os projetos, com controle de porcentagem de tarefas concluídas.

ContaAzul – Muito utilizado por startups e pequenas empresas por ter diversos planos de assinatura com valores compatíveis com seu plano de negócio. O sistema online se integra com o aplicativo para smartphones e o gestor pode ter controle financeiro e acesso a todas as movimentações, controle de estoque e integração com seu banco, tudo em tempo real.

Notícias

A internet mudou a maneira como percebemos o mundo. Novas informações surgem literalmente a cada segundo em nossos browsers informando a cotação do dólar minuto a minuto, novas descobertas científicas, eventos culturais que acontecem em todas as partes do mundo entre inúmeras outras notícias. Isso exige que estejamos sempre informados e atualizados, seja dentro de nossa área profissional, seja em termos de conhecimentos gerais. Quantas vezes nos deparamos com notícias, pensamos: “Preciso muito ler sobre isso, mas não tenho tempo agora”, e a notícia nunca mais é encontrada? Pois existem diversos aplicativos que salvam essas notícias para você, e as organizam do seu jeito para que você possa acessá-las novamente assim que tiver um tempinho! Dois deles são:

Flipboard – Segundo a Itunes Store, o Flipboard é “a sua revista pessoal, em sua mesa, no seu bolso ou no seu pulso (referência ao Apple Watch)”. Ele reúne as principais manchetes e Headlines de seus sites e blogs preferidos. Lembrando apenas que ele não é um leitor de RSS, pois não possui as notícias no próprio app, apenas reúne as chamadas e depois direciona o leitor para a página original da notícia no navegador.

Feedly
Um dos mais populares aplicativos de notícias, o Feedly reúne em um único lugar todos os seus sites favoritos, organizados de forma personalizada. Tenha acesso rápido à notícias e posts organizados por tema, acessos recentes e “must read”. A interface, no início, não é muito intuitiva, mas após alguns cliques você entende o padrão e a navegação torna-se mais simples.

Agendas

Muitas vezes a rotina intensa de trabalho faz com que as pessoas se esqueçam de fazer exercícios, tomar remédios ou até mesmo compromissos pessoais. Os aplicativos-agenda estão entre os mais requisitados pelos usuários e dois dos mais procurados são:

HabitBull – Habit Tracker – Muito mais do que uma simples agenda, esse app pode ajudar a inserir rotinas saudáveis em seu dia e ainda eliminar maus-hábitos. Através de notificações, ele faz com que você não esqueça tarefas diárias básicas (como beber mais água ou comer uma fruta), além de mensurar dados, produzir gráficos e manter um controle ainda mais preciso de todas as suas tarefas realizadas (ou não). A interface é amigável e intuitiva, o que facilita o uso.

Google Calendar – É um dos aplicativos de agenda mais utilizados pois tem integração com outros aplicativos do Google, como o Gmail. O app foi recentemente remodelado, seu funcionamento passou a ser mais inteligentes e colorido, precisando menos dos comandos do usuário e tornando-se mais autônomo.

Mas atenção: os aplicativos vieram para ajudar a organizar e agilizar nossa vida, e não para nos escravizar. Muitas pessoas tornam-se dependentes de alguns apps, achando que toda a sua vida pode ser regida (e regrada) por eles. Lembre-se de que muito antes dos smartphones existirem, as pessoas já possuíam diversas tarefas, e as resolviam de outras maneiras, adaptando-se às tecnologias existentes na época. A grande sacada é você pensar primeiro nas suas necessidades e tarefas, e depois em como os aplicativos podem te ajudar a torná-las mais fáceis. O celular nos deu muitos “poderes”, mas como diria um famoso quadrinista, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *