Top Apps 2015!

Já que no Brasil tornou-se comum para várias empresas começar o chamado “ano produtivo” apenas depois do carnaval (que em 2016 será no dia 9 de fevereiro), o mês de janeiro tornou-se muito bom para retrospectivas.

Para os desenvolvedores, é interessante entender como funcionou o mercado no ano anterior para traçar as metas do próximo ano, fazendo com que seja mais fácil visualizar os caminhos para atingir os objetivos. Como se comportou o mercado de aplicativos? Quais os apps mais procurados pelas empresas? E quais os menos procurados? Que empresas obtiveram sucesso em 2015 e quais as razões desse sucesso?

Claro que muitas coisas mudam de um ano para o outro, mas para identificar ou prever essas mudanças é preciso conhecer bastante sobre a situação atual. Para ajudar em sua pesquisa, nossa equipe selecionou alguns dos aplicativos mais populares de 2015 para dar uma ideia do comportamento do mercado para os próximos meses:

 

Periscope
O aplicativo que grava e transmite vídeos ao vivo foi o grande campeão de downloads, segundo o site da Apple; até grandes empresas de notícias como a BBC utilizaram o app para um contato mais próximo com a audiência. O app foi lançado em março de 2015 e já na primeira semana foi baixado mais de um milhão de vezes na App Store. 

O aplicativo é gratuito e está disponível para IOS e Android.

periscope

Enlight
Não basta ter uma ótima câmera no celular e postar as fotos no Instagram, um bom tratamento antes de compartilhar é fundamental. Por isso o Enlight está entre os apps mais baixados: com um nível de tratamento profissional, possui inúmeras opções de filtros e corretores de luz e cor, além de uma interface bastante intuitiva. Foi eleito o Aplicativo do Ano em 2015 pela App Store do Reino Unido, da Austrália, Alemanha, Canada, França, Russia, China e Índia!

Valor: U$3,99 ; disponível apenas para IOS.

enlight

Colorfy
A tendência de livros de colorir para adultos passou do real para o virtual: o Colorfy foi um dos aplicativos mais baixados na Google Play e considerado o app do ano em sua categoria! No último mês, várias funcionalidades foram adicionadas (segundo a equipe desenvolvedora do app, devido ao espírito natalino), como a visualização do perfil de amigos e com a possibilidade de ver os desenhos coloridos por eles.

É gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.

colorfyimagem: techtudo.com.br

Redes Sociais (Whatsapp, Facebook, Instagram)
Os aplicativos das principais redes sociais estão sempre entre os mais baixados, principalmente no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela empresa Conectaí, o Whatsapp reina absoluto, presente em 93% dos celulares vendidos no país. Em segundo lugar, está o Facebook, instalado em 79% dos aparelhos. O Instagram vem em quarto lugar (logo atrás do YouTube), presente em 37% dos celulares.

Todos são Gratuitos e disponíveis para IOS e Android.

WhatsApp-e-Facebook-320x180

Podemos notar que que as funções mais utilizadas nos celulares são os compartilhamentos de fotos e vídeos, o que faz com que uma boa câmera e ótimo processamento de imagens seja fundamental quando os usuários escolhem seus celulares. Também notamos que apps que também funcionam como redes sociais também parecem ser uma tendência de mercado (como fez o Colorfy). Será que 2016 será o ano do compartilhamento? Produção de conteúdo em formato de imagens e vídeos serão mais procurados?

E você? Quais os seus apps preferidos de 2015? Qual aplicativo mais usou e qual não poderia viver sem? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *