Inovar é preciso

” Inovação é o que distingue um líder de um seguidor” (Steve Jobs)

INOVAÇÃO parece ser a palavra da vez em 90% dos blogs de negócios, mas apesar de muito se falar sobre ela, defini-la ainda confunde muitos empresários, pois hoje ela se apresenta com vários sentidos distintos, dependendo do contexto onde se encontra.
Para evitar confusões, usaremos aqui uma das definição do Manual de Oslo, elaborado no ano de 1990, que relaciona-se diretamente com empreendedorismo e negócios (temas chaves deste blog):

“Inovação: é a realização de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, que tenha sido efetivamente introduzido no mercado (produto ou serviço) ou na empresa (processo, marketing ou organização), sendo esse o requisito mínimo (não precisando ser necessariamente inédito para o mercado).”

Porém mais do que discutir a fundo sentidos e conceitos, este artigo busca apresentar as razões pelas quais a inovação torna-se cada vez mais urgente e necessária nas empresas. Segundo Valter Pieracciani, especialista em inovação e sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, em cinco anos existirão dois tipos de organizações: as inovadoras e as mortas. A cultura de inovação será de vital importância para agilizar processos, melhorar produtos e garantir a competitividade dos negócios no mercado.

Então, para ajudar os principais responsáveis pela área de inovação das empresas, elaboramos respostas para 7 perguntas comuns sobre o tema:

 

1) Entendo que inovar é preciso, mas por onde eu começo?
Não se deve pensar a inovação apenas pela inovação, é preciso utilizar uma filosofia de questionamentos e pensar estrategicamente: por que, como e onde implantar mudanças, analisando que benefícios trarão para empresa em cada setor. Lembre-se: nenhuma inovação nasce dentro de escritórios e salas fechadas: é preciso andar pela empresa, observar processos, conversar com funcionários e clientes, coletar sugestões e críticas e adequar as inovações nos lugares certos.

 

2) Que benefícios posso obter se investir em inovação?

  • Crescimento na participação de mercado
  • Aumento da lucratividade
  • Diferenciação da concorrência
  • Capacidade de agregar valor aos produtos e serviços
  • Relação ampliada com novos mercados
  • Novas parcerias, novos conhecimentos
  • Aumento do nível de emprego e renda
  • Oferta de novos produtos ao mercado
  • Melhor posicionamento no mercado

 

3) Mas inovar significa que eu preciso investir em novas máquinas e computadores para a minha empresa?                                                    
Não necessariamente. O termo ‘inovação’ é comumente associado às áreas relacionadas a tecnologia, mas a verdade é que, como dito anteriormente, a inovação pode ser realizada em qualquer setor e em qualquer processo. Fala-se muito em tecnologia porque atualmente é uma das maneiras mais práticas de se trabalhar com inovação, com resultados efetivos e, muitas vezes, alto retorno sobre o (relativamente baixo) investimento. Por exemplo, hoje uma das maneiras mais eficazes de melhorar a sua comunicação com seus clientes comprovadamente é através do celular, com sites responsivos e, principalmente, aplicativos personalizados da sua empresas. O mercado de aplicativos é um dos mais lucrativos do mundo! Vamos analisar alguns dados:

a) Atualmente consumidores americanos passam cerca de 127 minutos POR DIA usando aplicativos (isso significa mais de 1 mês por ano!);

b) Os usuários do sistema Android possuem, em média,  95 aplicativos em seu celular;

c) O crescimento do uso de aplicativos acontece EXPONENCIALMENTE: em 2008 foram precisos 9 meses para atingir a marca de 1 bilhão de downloads; em 2013, =2 BILHÕES de downloads foram realizados em apenas 2 SEMANAS.

 

4) Quer dizer que basta inserir um aplicativo na minha rotina empresarial para fazer uma inovação?
Não, trabalhar com aplicativos em tablets e Smartphones apenas por trabalhar não significa inovar, significa apenas introduzir uma ferramenta nova na rotina de trabalho, a inovação acontece se essa ferramenta trouxer melhorias reais para a empresa, seja na parte de gerenciamento de processos, seja na comunicação com o cliente. Se a mudança acontecer e trouxer benefícios, sejam eles relativos a lucratividade, produtividade ou organização, a inovação aconteceu.

 

5) Como um aplicativo personalizado pode ser uma forma de inovação na minha organização?
Ele pode causar melhorias nos processos de gerenciamento, possibilitando automação em algumas etapas e maior controle sobre outras; pode também conter dashboards atualizados em tempo real, o que melhora sua visão estratégica e possibilita que as tomadas de decisão sejam mais ágeis e assertivas.
Também pode melhorar sua relação com os clientes, tornando-se um canal direto de comunicação para obter sugestões, informar sobre promoções ou lançamentos de novos produtos.
Os resultados são vistos e medidos em tempo real e em muitos casos o aumento na produtividade e nos lucros é notado em pouco tempo.

 

6) Mas é verdade que fazer aplicativos personalizados requer um investimento muito alto, e demora muito tempo para ficar pronto?
Não, custos e prazos são relativos, dependem de vários fatores como: o nível de detalhamento do aplicativo, a competência da empresa que o produz, a expertise dos funcionários, o conhecimento que os responsáveis pela produção tem do mercado, entre outros. Na RINGA tudo é discutível e negociável, estudamos a sua necessidade de entrega, analisamos as funcionalidades efetivamente necessárias que vão compor o seu app e encontramos SEMPRE ao melhor prazo e melhor custo-benefício para você.

 

7) Legal, gostei da ideia de ter um aplicativo personalizado para a minha empresa. Por onde começo?
A RINGA sabe o que faz, esse é nosso mercado e ajudar nossos clientes a prosperar é nossa missão! Entre em contato com a gente, vamos tomar um café e conversar sobre tudo o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *