Business Intelligence: decisões baseadas em fatos reais!

Embora o Business Intelligence não seja um conceito novo (o termo  surgiu na década de 80 no Gartner Group) e já esteja bastante popularizado em diversos países, sua adesão por parte dos executivos ainda é pouco expressiva no Brasil. Isso acontece por diversos fatores, entre eles o receio de alguns CEOs e diretores por desconhecerem seu total funcionamento (e seus benefícios); e a resistência para a implantação de novas tecnologias de maneira geral em suas organizações.

Mas a verdade é que é apenas uma questão de tempo até que a adesão ao BI seja uma realidade na grande maioria das empresas, assim como aconteceu com os computadores e com a internet; se hoje é considerada uma vantagem competitiva, em um futuro próximo será condição básica para a sobrevivência de qualquer organização no mercado. De acordo com a Gartner Market Research, o Business Intelligence é o motor de combustão necessário para  que a empresa alcance de 3 pilares de desenvolvimento: crescimento, inovação e eficiência.

figura pro meio do texto

Muito se fala sobre BI, mas não é tão complexo quanto parece. Traduzido no Brasil como “Inteligência de Negócios” ou “Inteligência Empresarial”, o Business Intelligence pode ser traduzido como  um conceito que enfatiza o uso de “aplicações e tecnologias para consolidar, analisar e oferecer acesso a grandes quantidades de dados, para ajudar os usuários a tomar melhores decisões empresariais e estratégicas”. Não se trata apenas de tendências ou modismo tecnológico. Quando bem compreendido e utilizado com sabedoria, pode ser responsável por uma grande mudança (para melhor!) na empresa, pois com ele pode-se conhecer mais profundamente a sua organização, e assim traçar novas metas visando aumentar lucratividade, reduzir custos e até (re)posiciona-la no mercado.

Ao contrário do que muitos pensam, o BI não é privilégio de grandes empresas: o que antes era uma barreira por causa do orçamento limitado para investimento, agora pode ser resolvido com a personalização de funcionalidades. Pequenas e micro empresas não precisam minerar tantos dados como as médias e grandes empresas, as decisões podem envolver parâmetros mais simples em uma estrutura bem menos complexa, o que reduz consideravelmente os custos de implantação de sistemas de captura e mineração de dados, com um retorno sobre o investimento que pode ocorrer ainda mais rápido do que em empresas maiores. Por isso, investir em sistemas personalizados é fundamental. Assim, as micro e pequenas empresas devem apostar hoje na implantação de um sistema que utilize o conceito BI por 2 razões: estar preparada para crescimento futuro já de posse de dados importantes para esse salto; e utilizar o conhecimento adquirido com a tecnologia como vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Seja para grandes ou pequenas empresas, os benefícios da implantação de BI são diversos:
– Minimização de riscos
– Rapidez no acesso à informação para a tomada de decisão
– Alinhamento de informações estratégicas e operacionais
– ROI (retorno sobre investimento) mais rápidos para projetos implantados com BI
– Possibilidade de decisões baseadas em fatos sólidos (e não apenas em intuição ou achismos)

figura pro meio do texto 2

 

Baseados em informações do site  ceo.com, elaboramos algumas dicas para diretores e CEOs que pretendem implantar sistemas para o uso do BI em suas empresas:

Aposte em sistemas com Dashboards!
Segundo uma pesquisa da DOMO, 72% dos executivos envolvidos disseram que os dashboards são a forma preferida de visualizar a informação. Aposte em sistemas com gráficos dinâmicos e exibição de informações em tempo real. Em questão de segundos você vai visualizar todo o funcionamento de sua empresa, entender para onde está indo e direcioná-la para onde você quer que ela vá.

Acomodação, nunca!
Não é porque você instalou um sistema para utilizar o BI na sua empresa que todos os seus problemas serão resolvidos como mágica! Dados mudam o tempo todo, o mercado muda, as empresas mudam e as pessoas mudam. Acompanhe de perto como a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações está sendo realizada, verifique se é a melhor maneira de fazê-lo e mude os parâmetros sempre que julgar necessário para a obtenção de informações mais precisas e objetivas.

Seja Mobile!
Decisões rápidas e assertivas são essenciais para definir os rumos da sua empresa. Insights acontecem em qualquer hora, em qualquer lugar, e você quer estar preparado para quando eles aparecerem. Assim, quanto mais fácil o acesso às informações necessárias para a sua tomada de decisão, maiores as chances de grandes negócios acontecerem.

Aqui na Ringa trabalhamos com a produção e implantação de sistemas mobile que utilizam o conceito de BI. Que tal ter todo e qualquer informação que você precisa sobre sua empresa, no momento que precisa e com uma interface personalizada, à distância de um clique? Entre em contato com nossa equipe e agende uma reunião! Temos certeza de que podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *