Trabalho em equipe funciona sempre?

Trabalho em equipe não é uma ciência exata, pois estamos falando sobre pessoas. E pessoas definitivamente não são exatas. Isso significa que não existe uma fórmula mágica para fazer com que colaboradores de uma empresa se entendam e trabalhem em harmonia naturalmente sempre. O que existem são técnicas, procedimentos e, principalmente, habilidades de motivação, que podem unir essas pessoas.

“Habilidade para trabalhar em grupos” parece ter se tornado requisito básico para qualquer candidato à vaga no momento da contratação. É muito bem visto no papel, porém na prática nem sempre as coisas funcionam tão bem. Quando falamos sobre trabalho em equipe, muitas pessoas sentem-se incomodadas e são avessas a essa ideia, apesar de sentirem que não podem expressar esse descontentamento; afinal, as palavras de ordem hoje em empresas que trabalham com inovação são trabalho em equipe.

Não é bem assim. Sem dúvida muitas mentes pensando juntas tem chances maiores de ter insights, principalmente por possuírem visões diferentes, não só a respeito de mercado e clientes, mas de mundo,de cultura, de pessoas. É impossível para uma só pessoa vivenciar todas as experiências do mundo, mas é possível para muitas pessoas vivenciarem muitas experiências e com isso trazerem informações valiosas para a empresa. Parece simples e lógico. Não é.

Primeiramente é preciso saber que nem sempre o trabalho em equipe é a melhor solução para todos. Diversas profissões, como Consultoria, Coaching e até Vendas (como consultores imobiliários) requerem profissionais que tenham habilidades para resolverem desafios sozinhos e em horários alternativos. É preciso também respeitar essa habilidade, pois muitas pessoas se saem melhor em profissões ou cargos onde os resultados dependam principalmente delas, mais do que de um conjunto. O segredo é conhecer muito bem cada um de seus funcionários para encontrar neles características que lhes são inerentes, ao invés de obrigá-los a trabalhar em ambientes coletivos contra a sua vontade.

Além disso, outros fatores também fazem com que colaboradores não se sintam bem trabalhando em grupos: alguns consideram-se melhores do que os outros, e acreditam que só o seu trabalho importa; outras têm medo de que suas fraquezas sejam expostas quando juntam-se com funcionários supostamente mais qualificados; e há ainda um dos problemas mais comuns encontrados nas empresas, a dificuldade da comunicação entre as pessoas. São culturas diferentes, valores diferentes, objetivos diferentes. Como conciliar tantos interesses quando se trata da busca pelo bem comum, que é o sucesso integral da empresa?

teamwork3

Cabe aos líderes e CEOs adotarem as técnicas que melhor se adequarão ao seu grupo. Seguem algumas dicas da RINGA:

 

1) Faça com que todos entendam verdadeiramente que trabalhar em equipe não é uma obrigatoriedade da empresa, mas uma necessidade que ocorre em determinados momentos; pois a cooperação entre eles é algo que vai beneficiar a todos, inclusive eles mesmos.
2) Propicie ambientes reais de colaboração e trocas de ideias. Faça reuniões informais de brainstorming. Não condene o erro, é importante que ninguém tenha medo de errar durante novos processos ou dizer coisas supostamente erradas durante reuniões;
3) O ambiente do café é um dos mais convidativos para relaxar e ter conversas informais; incentive pausas para água, frutas ou coffebreaks ao longo do dia, a hora do café é uma atividade social, por isso é mais gostoso quando se tem companhia. Amizades, ideias, colaboração surgirão naturalmente.
4) Deixe sempre claro para as equipes que dentro da empresa não existem inimigos e todos devem se encarar como um time que busca um objetivo comum, ainda que cada um deles possa ter objetivos particulares dentro da organização (ganhar dinheiro, adquirir experiência, ser promovido); quando a meta principal é atingida, automaticamente os objetivos específicos também são.

 

O mais importante é você conhecer cada jogador do seu time: saiba quais são suas habilidades, pontos fortes, pontos fracos e crie situações confortáveis para todos. Deixe que cada um expresse o que têm de melhor e valorize isso. Quando o trabalho em equipe for algo necessário, faça com que seja natural, divertido e prazeroso. Seus funcionários agradecem; sua empresa também!

Na RINGA valorizamos cada um de nossos funcionários; entendemos a importância do coletivo e do pessoal, e nosso ambiente é sempre livre para o surgimento de novas ideias! Quer trabalhar com a gente? É só mandar um email, procuramos profissionais dispostos a aprender sempre. E certamente aprenderemos muito com eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *