QA – erros não passarão!

 

O que é, porque é importante para a minha empresa e o que tem a ver com desenvolvimento de software?

O QA (do inglês quality assurance, garantia de qualidade) é, de forma resumida, um processo de avaliações que são feitas ao longo do desenvolvimento de um produto qualquer, para assim assegurar a qualidade do produto final e garantir uma série de exigências de qualidade. O QA avalia o desempenho dos produtos baseando-se em certos padrões de qualidade e garante que o produto final não chegue com falhas nas mãos dos clientes.

Quem nunca pegou algum produto, por exemplo um aplicativo que acabou de baixar da loja, começou a usá-lo e depois do segundo dia já encontrou aquelas falhas chatas ou aquela lentidão do app? Muito irritante, não é mesmo? Ainda mais se o app era tão aguardado ou é tão necessário.

As avaliações feitas ao longo do desenvolvimento do produto são muito importantes e é importante que elas não sejam feitas somente quando o produto já foi desenvolvido e entregue aos consumidores finais, processo conhecido como QC (do inglês quality control, controle de qualidade). A estratégia de QA é muito boa, pois serve justamente para prevenir erros e falhas antes que esses se tornam um problema maior, quando o produto já foi concluído ou pior, está nas mãos do consumidor final. Porque? Simples! Você gostaria que a pessoa desinstalasse o seu app ou deixasse de usar qualquer produto seu porque ele apresentou falhas irritantes, e em seguida começasse a usar o produto do seu concorrente? Provavelmente não…

Além de perder clientes, a imagem da empresa e outros fatores importantes estão em jogo. Com a facilidade que os consumidores têm de darem feedbacks, notas, avaliações e comentários sobre os produtos, as empresas podem muito facilmente ter sua imagem manchada, a satisfação dos clientes cairá e possíveis clientes podem perder o interesse. Outros fatos como a credibilidade da empresa ou oportunidades de negócios também são postos em jogo.

No desenvolvimento de software, o QA sempre foi necessário e hoje em dia com a crescente demanda de aplicativos (principalmente os mobile), se torna um processo indispensável para qualquer empresa. Os consumidores estão cada vez mais antenados e exigentes, e erros e falhas recorrentes fazem com que apenas 16% dos consumidores tentam usar um aplicativo novamente, quando este apresentou algum erro. Esse dado foi obtido por uma pesquisa do Compuware em 2013 (veja mais dados da pesquisa aqui). Quatro anos depois, em 2017, será que os usuários ainda tem essa mesma paciência (que em 2013 já era bem baixa)? Ainda mais quando levamos em consideração que novos apps estão surgindo no mercado a toda hora e existem diversas opções diferentes para a mesma finalidade.

Os maiores e mais frequentes problemas que os consumidores finais e clientes citam em relação aos aplicativos, são: ocorrência de erros, conteúdos confusos, alto tempo de carregamento e uma navegação não intuitiva, além de atualizações que vêm com bugs ou erros. Esses problemas geram perda de clientes e consecutiva perda de receita, uma imagem negativa da empresa, avaliações e comentários negativos, falta de credibilidade, constante retrabalho e consequente perda de tempo e dinheiro e o principal, os concorrentes podem “se dar bem”.

Várias empresas já investem muito em QA, pois sabem como é importante. Tenha as considerações aqui abordadas em mente, e também invista em um QA de qualidade para sempre fazer um trabalho melhor que aquele esperado pelo cliente.

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