5 sites que ensinam a programar

Sempre teve vontade de aprender a programar? Nunca soube por onde começar? O pessoal do nosso time recomendou 5 escolas online que ensinam do básico até o mais avançado de programação. Dê uma olhada nas escolas abaixo e acesse seus sites para conhecê-las melhor!

 

Codeacademy

A Codecademy é, como eles mesmos dizem, uma empresa de educação. Eles oferecem cursos de diversas linguagens, tais como: HTML & CSS, SQL, Phyton, JavaScript etc. É preciso fazer um cadastro para acessar aos cursos, que são todos gratuitos. É necessário saber inglês, pois as aulas e todo o conteúdo são em inglês.
A Codeacademy também tem uma parte pro, onde membros podem pagar uma mensalidade para terem suporte extra durante os estudos em qualquer curso.

No site ainda afirmam: “Estamos empenhados em construir a melhor experiência de aprendizagem por dentro e por fora, tornando a Codecademy o melhor lugar para aprender, ensinar e criar a experiência de aprendizagem on-line do futuro.”

 

Udemy

A Udemy tem uma variedade enorme de cursos online, no total são 55.000. Em seu site afirmam o seguinte: “Enriquecendo vidas – Udemy é um mercado global para aprender e ensinar on-line onde os alunos dominam novas habilidades e alcançam seus objetivos aprendendo com uma extensa biblioteca de mais de 55.000 cursos ministrados por instrutores especializados.”

Para as áreas de TI e software eles têm muitas opções de cursos e geralmente se paga uma taxa para fazer os cursos, mas também existem alguns cursos gratuitos. Os cursos pagos contam com a emissão de um certificado de conclusão.

 

Lynda

A missão da Lynda é ajudar as pessoas para que aprendam as habilidades necessárias para atingirem seu potencial total. Em sua página dizem que a “Lynda […] ajuda as pessoas a aprenderem negócios, software, tecnologia e habilidades criativas para alcançar objetivos pessoais e profissionais.”

A Lynda oferece cursos em 12 áreas, incluindo Web, TI e Desenvolvimento. Os cursos podem ser acessados através de assinaturas individuais, corporativas, acadêmicas e governamentais e são ministrados por especialistas reconhecidos do setor.

“Agora, parte do Linkedin, Lynda.com atende a mais de 10 mil organizações. Com tutoriais em cinco idiomas, a Lynda.com é uma plataforma global para o sucesso.”

A Lynda tem um período de 30 dias de avaliação gratuita e depois o usuário pode decidir por um Plano Básico ou um Plano Premium. Uma das comodidades do Plano Premium é que o usuário pode assistir as videoaulas offline.

 

Coursera

O Coursera tem três tipos de certificações diferentes. Os cursos são os de menor duração e estão na menor faixa de preço, duram de 4 a 6 semanas e seus preços variam entre $29 e $99 enquanto as especializações vão de 4 a 6 meses e custam entre $39 e $79 por mês. Já os diplomas online requerem uma aprovação prévia, levam de 1 a 3 anos de estudo e custam por volta de $15 a $25.000. A pessoa que optar por fazer um curso de diploma online, sairá com um mestrado credenciado pela universidade que ministra as aulas desse curso.

Os cursos são divididos em 10 categorias, entre elas estão ciência da computação e ciência de dados. Nem todos os cursos são em português, mas a maioria têm legendas em português brasileiro. Na página de cada curso ainda é possível ver a programação completa do curso e ver os comentários de ex-alunos.

 

Caelum

A Caelum tem cursos de Java, .NET, Android, PHP, Scrum, HTML, CSS e muito mais. Em sua página consta: “Fundada em 2004, a Caelum iniciou com cursos presenciais de tecnologia para, em 2012, se tornar o principal grupo de EdTech dos profissionais de TI, criando a líder Alura como seu braço de ensino online e a Casa do Código como editora”.

A Caelum oferece cursos presenciais em três cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) e sua escola online, a Alura, oferece cursos online que estão divididos em 6 ênfases: Mobile, Programação, Front-end, Infraestrutura, Design & UX e Business. Todos os cursos da Alura são pagos (da Caelum também) e o usuário tem a opção de pagar somente o curso que irá fazer, pagar uma assinatura (Premium) que dá direito à todos os cursos durante um ano, ou então pagar o Premium Plus que dá acesso a todos os cursos durante um ano, acesso a 3 ebooks da Casa do Código, acesso ao curso de inglês no Galandra e acesso à Alura Start.

No total são oferecidos 436 cursos e a pessoa ganha um certificado digital de conclusão do curso.

 

 

 

Imagem de destaque por Marc Mueller e ícones pelo site Flat Icon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *