Saiba como divulgar seu aplicativo antes de lançá-lo

Celular com vários aplicativos na tela e a palavra 'Marketing' estampada na imagem.

Cada vez mais aplicativos estão sendo baixados no Brasil e as pesquisas mostram que os brasileiros usam em média 12 apps a cada 24 horas. A concorrência entre os aplicativos é grande, pois muitos são parecidos ou desempenham as mesmas funções. É por isso que é importante fazer marketing para o seu app e divulgá-lo onde puder. Para se ter uma noção, hoje em dia existem até empresas especializadas em divulgação e marketing para aplicativos.

Quem está prestes a lançar seu primeiro aplicativo não pode pensar que o trabalho parou quando os detalhes finais foram acertados com a empresa de desenvolvimento, e o app começou a ser desenvolvido! Para que as pessoas tomem conhecimento do seu app e para que ele seja um sucesso, é importante fazer um pouco de marketing antes de lançá-lo no Google Play e na AppStore.

Pra começar você tem duas opções e pode: a) não gastar dinheiro; e b) gastar dinheiro com o marketing.

 

Não gastando dinheiro

Se você não quer ou não pode gastar dinheiro, pode contar com coisas como landing page, blogueiros e influencers, um blog próprio e as mídias sociais para divulgar seu app.

Crie uma landing page na internet para trazer algumas informações sobre o aplicativo e coletar alguns endereços de e-mail. Os endereços coletados podem ser usados para avisar quando o app tiver no ar. Futuramente você também pode mandar revisões de revistas ou blogueiros sobre o app ou informações sobre novas atualizações, por exemplo.

Um blog pode ser interessante se você quer compartilhar conhecimento sobre a área ou alguns insights do app. Suponhamos que o seu aplicativo é voltado para comida saudável, você poderia usar o blog para mostrar alguns fatos sobre alimentação saudável, compartilhar fotos e experiências. Depois de ter divulgado no blog também faz sentido compartilhar os blogposts nas redes sociais. Se você não quer criar um blog, mas quer criar e compartilhar informações, pode divulgá-las diretamente nas redes sociais. Canais como Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter são bons para isso.

Blogueiros e influencers também podem ser importantes chaves para um bom marketing. Uma ideia legal é lançar o aplicativo primeiro para alguns influencers antes de colocar ele no Google Play e na App Store. Depois peça para que usem o app durante determinado tempo, para depois fazerem revisões em seus canais. Influencers geralmente já têm uma base sólida de seguidores e eles vão gostar de receber um aplicativo em primeira mão. Quando comentarem sobre o seu aplicativo estarão fazendo propaganda gratuita e podem convencer um ou outro a baixar o app.

 

Gastando dinheiro

Se você pode gastar dinheiro para fazer o marketing do seu aplicativo, existem diversas possibilidades de como pode fazer isso.

Para deixar seu aplicativo famoso na imprensa, você pode usar serviços como os do PR Serve ou contratar uma agência de publicidade. Eles vão gerar textos e propagandas em veículos na internet e talvez impressos, sobre o aplicativo que será lançado em breve.

A segunda opção é usar anúncios pagos nas redes sociais ou no próprio Google. Aqui você pode anunciar, por exemplo, no Facebook ou no Instagram. No Google sua propaganda aparecerá nos resultados de busca.

Uma terceira opção seria fazer propaganda dentro de outros aplicativos. Sabe aquele jogo legal no seu celular que às vezes é interrompido por propaganda? Então, você pode criar propaganda em jogos, apps de beleza, comida, esporte etc. Lembre-se de criar as propagandas em aplicativos que tenham a mesma audiência que o seu app deverá ter ou em aplicativos que sejam, de alguma forma, relevante para o seu app e que possam levar usuários até ele.

 

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você no seu processo de definir uma estratégia para divulgar o seu aplicativo. E se você ainda não está na fase de divulgação, mas já tem uma ideia para um aplicativo novo, entre em contato conosco e mande um e-mail para bruna@ringa.com.br. Iremos te ajudar a transformar sua ideia em realidade!

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