Porque devo ter um sistema de gestão empresarial? Quatro razões!

Moço inserindo pedido numa tela.

Pra começar, pense no dia a dia de uma empresa: logística, controle de estoque, controle das finanças, contabilidade, administração de contratos, vendas de produtos, geração de relatórios, análise de vendas e resultados, emissão de notas fiscais entre muitas outras tarefas. Agora imagine executar todas essas tarefas manualmente. Seria um tanto catastrófico, não é?!

Exatamente por essa razão é bom ter um sistema de gestão empresarial. O sistema irá automatizar todos esses processos e facilitará o dia a dia da empresa. Sua empresa irá economizar tempo e eliminar alguns passos desnecessários, dando mais tempo de trabalho aos colaboradores.

Podemos enxergar o sistema de gestão como um sistema inteligente que pode “monitorar” e otimizar todos os setores da empresa, deixando-os conversar entre si. Vamos te apresentar quatro razões para ter um sistema de gestão empresarial e depois falar porque deve considerar um sistema personalizado.

 

Quatro razões – muito boas – para ter um sistema de gestão empresarial

Segurança dos dados da sua empresa

Segurança deve vir em primeiro lugar, pois são muitos dados de clientes, parceiros e funcionários que estão armazenados no seu sistema. Um bom sistema de gestão deve trazer os mecanismos básicos como armazenamento automático (backup) de todos os dados, controle de acesso e histórico de utilização. Além disso é você quem determina quem pode acessar o sistema.

Fora isso os sistemas de gestão contam com seguranças contra vazamento de dados, inconsistências, fraudes etc. Ótimos são sistemas que têm análise de crédito automatizada e integração a sistemas bancários, por exemplo.

Retrabalho nunca mais

O que é melhor: inserir dados num sistema apenas uma vez ou ter que inserir três vezes, porque você não tem um sistema que avisa o setor financeiro e o estoque, caso um item seja vendido? Se tiver um pedido de um produto feito por um cliente na loja, esse pedido é inserido no sistema uma vez e chega ao setor financeiro e ao estoque automaticamente. Quando o produto é despachado volta um aviso à loja. Isso não só soa muito melhor, também reduz tempo e custos.

Menos custos para a sua empresa

Já apontado no item de cima, quem é que não quer economizar? Sendo com tempo de trabalho (que acaba sendo revertido em dinheiro) ou com despesas do capital de giro da empresa. A implantação de um sistema de gestão deve ser vista como um investimento valioso para diminuir todos os custos da empresa.

Os gastos com materiais de escritório diminuirão e utilizando relatórios de venda e compra você pode eliminar produtos do portfólio que não estão trazendo lucro.

Tomadas de decisão mais precisas

Com relatórios e análises periódicas você consegue visualizar quais são os pontos críticos da sua empresa e em quais setores pode otimizar produção ou ganhos. Você consegue enxergar se a empresa está crescendo como deveria e pode investir em outras estratégias.

 

Entre em contato e desenvolva uma solução conosco!

 

Porque é bom ter um sistema de gestão empresarial sob medida?

Pra resumir a resposta em uma frase: porque a sua empresa não é como as outras. O sistema de gestão personalizado vai ser adaptado perfeitamente às necessidades da sua empresa.

Geralmente os sistemas de gestão têm poucas funcionalidades, exigindo que diversos softwares diferentes sejam integrados para que todos os setores da empresa possam ser abrangidos. Essa integração de diversos sistemas diferentes pode, uma hora, dar muita dor de cabeça.

Se você se preocupa com funcionalidades, tenha em mente que com um sistema personalizado, novas funções podem ser adicionadas a qualquer hora. Se a empresa crescer ou se modernizar, poderá precisar de novas ferramentas no sistema. As funções obsoletas também podem ser excluídas.

Imagine que a sua empresa utilize um software de gestão convencional que sofre uma atualização e diversas funções são alteradas. Funções que antes eram importantes são modificadas e outras funções são excluídas. Isso aconteceu simplesmente porque o sistema foi atualizado e você não pode desfazer a atualização do sistema. Os funcionários da sua empresa podem se confundir com as mudanças ou demorar para se acostumarem a elas. Nesse meio tempo podem ser gerados muitos erros e acontece certo retrocesso na produtividade.

 

De qualquer forma é importante que a sua empresa tenha um sistema de gestão empresarial, mas melhor ainda é ter um sistema personalizado. A personalização vai garantir mais precisão e maior produtividade para a empresa. Se você quer desenvolver um sistema de gestão para a sua empresa, entre em contato conosco por e-mail – bruna@ringa.com.br – e iremos te ajudar a desenvolver a melhor solução feita sob medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *