O que é dynamic serving?

No blogpost passado falamos sobre sites responsivos e listamos alguns prós e contras para a adoção dessa tecnologia. Nesse post vamos te apresentar o conceito dynamic serving e falar dos prós e contras da tecnologia.

Sites responsivos e dynamic serving são, na verdade, bem parecidos. Os sites responsivos funcionam com um único link e o conteúdo a ser mostrado para os usuários é sempre o mesmo. Esses sites são programados para adaptarem o conteúdo do site dependendo do dispositivo que o usuário estiver utilizando.

Os sites dynamic serving também utilizam sempre um único link para uma página e o conteúdo também sempre é o mesmo. A diferença então está na programação do site. Existem códigos diferentes, um código para cada dispositivo. Então se você tiver um site para computadores desktop, mobile, tablets e Smart TVs, você precisará de quatro códigos HTML diferentes, levando todos ao mesmo site – com o mesmo conteúdo.

A razão de ter, no caso acima, quatro estruturas de HTML diferentes é simples: dependendo do dispositivo usado pelo usuário, a experiência que ele terá, será diferente. No mobile certo tipo de conteúdo será mostrado num lugar X e em nenhum outro, para que a utilização do site seja a melhor possível. Já nos tablets o conteúdo será exibido em outro lugar, aperfeiçoando assim a experiência do usuário.

Uma das vantagens disso é que, por exemplo, vídeos ou imagens que são muito grandes para serem exibidos em dispositivos mobile, são repostos com variações de tamanho menor. Já nas páginas acessadas por computadores desktop, as imagens e os vídeos podem ser de tamanhos maiores, já que o computador consegue carregar elementos mais pesados.

O site da Amazon se comporta como um site com a tecnologia dynamic serving.

 

Prós e contras

Prós

  • Experiência do usuário perfeita, já que o site é feito exclusivamente para computadores desktop, smartphones, Smart TVs ou então tablets;
  • Sites mais fáceis de usar;
  • Possibilidade de criar qualquer tipo de página, para qualquer dispositivo;
  • Uma URL única, sendo mais fácil para usuários;
  • Mais fácil para ser otimizada para buscadores como o Google, por exemplo;
  • As páginas carregam com mais rapidez.

 

Contras

  • É uma escolha cara, pois para ter uma página separada para computador desktop e outra para uso mobile, precisam ser desenvolvidas duas páginas diferentes;
  • Custos de manutenção são maiores.

 

O dynamic link é, às vezes, definido como uma combinação perfeita entre uma página web responsiva e uma página mobile separada. Fique ligado ao nosso próximo blogpost para descobrir do que se trata quando falamos de dedicated website ou página diferente.

A tecnologia dynamic link nos traz o melhor do responsivo e da página separada, dando ao usuário uma experiência excelente, seja na Smart TV ou no tablet.

Se você ficou curioso para desenvolver uma página para a sua empresa, entre em contato conosco e iremos te consultar para desenvolvermos a solução mais inteligente para você!

 

 

1 Páginas responsivas

3 Dedicated ou separate website

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *