O que é dedicated ou separate website?

Ícones de celular e notebook em frente a uma foto.

Nos posts passados já explicamos o que é uma página responsiva e o que se entende por dynamic serving. Hoje apresentamos mais um modo de criar páginas na internet para diferentes dispositivos, o chamado dedicated website.

Você já teve a experiência de acessar um site pelo computador desktop, gostar demais do site ou ver uma notícia que queria compartilhar com seus amigos? Aí acontece o seguinte: você está na casa do seu amigo e abre essa mesma página pelo celular, mas o conteúdo do site é completamente diferente. E aí, o site não pode ter mudado do dia pra noite, ou pode?

Provavelmente o site não mudou do dia para a noite, mas o que aconteceu é que você acessou um site diferente no celular do que no computador. Isso aconteceu porque existem dois sites diferentes: uma versão para o computador desktop e outra para o mobile. Podem até existir mais versões, por exemplo para as Smart TVs e para tablets (aí seriam quatro versões no total). Mas porque existem diferentes versões de um mesmo site e porque isso é bom ou ruim?

 

Venha desenvolver uma solução inteligente conosco!

 

O site mobile separado

O conceito de ter uma página separada para diferentes dispositivos se chama dedicated ou separate mobile website, o que significa basicamente página mobile separada. Essa ideia apresenta, de certa forma, uma característica do dynamic serving, que é ter dois códigos HTML diferentes para desenvolver duas páginas diferentes. Na verdade o conceito da tecnologia é bem simples de explicar e entender: algumas empresas preferem criar diferentes sites na internet para cada dispositivo que seus consumidores utilizam.

Seguindo essa regra, se quiséssemos desenvolver uma página que ficasse boa no computador desktop, nas Smart TVs, no mobile e em tablets, precisaríamos desenvolver quatro páginas diferentes. E nesse conceito cada página também recebe um conteúdo diferente, melhorando dessa maneira a experiência do usuário. Mas será que a experiência será melhorada mesmo?

Como já falamos no início do texto, ter páginas diferentes pode trazer alguns problemas ou desconfortos para usuários. Porque? Bom, é que um site mobile separado também leva em conta ter um conteúdo diferente em cada página. Isso pode levar a uma confusão entre os usuários e consequentemente resultar num site não tão user friendly assim. Os usuários podem se chatear por verem conteúdos diferentes em cada site.

 

Screenshot de tela de celular e tela do notebook.

Página no mobile e na versão para computador desktop.

 

Prós e contras

Prós

  • Melhor experiência de usuários, pois o site é feito exclusivamente para smartphones;
  • Carregamento do site mais rápido;
  • O conteúdo do site pode ser criado com flexibilidade, pois é exclusivo para aquele formato;
  • O conteúdo pode ser otimizado com as pesquisas na web que são feitas com dispositivos mobile;
  • Experiência completamente mobile, podendo aproveitar todos os recursos do mobile.

 

Contras

  • Custos mais altos em termos de implementação e manutenção e talvez também com marketing;
  • Ainda necessita de elementos responsivos, já que cada celular tem um tamanho de tela diferente;
  • Usuários podem se chatear ao verem um site completamente diferente na versão mobile
  • Redireção de usuários e criação de links pode ser mais complicada e causar erros, pois a página mobile é uma página completamente diferente de todas as outras.

 

Como no design responsivo e no dynamic serving, existem alguns prós e contras grandes. Para encontrar a melhor solução para você, precisamos olhar bem para o seu problema. No próximo post faremos uma comparação das três tecnologias, anotando novamente os prós e contras de cada uma.

Entre em contato conosco para encontrarmos a solução mais inteligente para você!

 

1 Páginas responsivas

2 Dynamic serving

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *