7 benefícios de um sistema ERP para pequenas empresas

Mesa com notebooks em cima e um ícone de um notebook.

ERP vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning, o que significa algo como Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Uma empresa que usa um sistema ERP consegue otimizar todos os recursos utilizados em suas operações cotidianas. O sistema fornece relatórios para tomada de decisões e traz análises sobre a gestão empresarial.

Todos os tipos de empresas desde uma loja de brinquedos até empresas de recursos humanos podem implementar um sistema ERP. Nesse sistema são automatizados e integrados atividades de todos os setores da empresa: vendas, finanças, compras, RH, produção etc. Como todas as áreas são integradas num só programa, falhas humanas e o tempo perdido com retrabalho são diminuídos.


ERP para pequenas empresas

Quando ouvimos a palavra Enterprise de Enterprise Resource Planning, imaginamos empresas grandes com muitas salas, alocadas em prédios de 10 andares. Mas sistemas ERP não foram feitos somente para empresas com mais de 2.000 funcionários. Empresas menores também devem adotar sistemas ERP para que possam aumentar sua produtividade.

O que antigamente era mais difícil de achar, hoje em dia já é mais comum: sistemas ERP para pequenas empresas. Antigamente não existiam opções tão boas de ERPs para pequenas empresas. Isso porque as empresas não tinham dinheiro suficiente para pagarem uma solução dessas ou por não terem um suporte técnico necessário para implementarem o sistema na empresa. Assim as empresas tinham vários programas diferentes rodando em seus PCs. Cada área era coberta com um sistema diferente: finanças, estoque, vendas etc.

Razões para adotar um ERP na sua pequena empresa

Hoje em dia ficou mais fácil uma pequena empresa adotar um ERP. O avanço tecnológico permitiu que soluções mais acessíveis sejam desenvolvidas e disponibilizadas com mais facilidade. Além do mais os sistemas atuais são mais flexíveis, podendo se adaptar às necessidades de qualquer empresa.

Mas muitas empresas ainda acham que um ERP não fará muita diferença ou então não sabem dos reais benefícios de um sistema desses. Desculpas comuns são que um ERP dá muito trabalho, é muito complicado, é caro demais, que a empresa é pequena demais para ter um ERP ou então que dá para ficar sem usar um ERP mesmo.

Você ainda está indeciso ou acha que sua empresa é pequena demais para ter um sistema ERP? A seguir apresentamos 7 benefícios que um sistema desses pode trazer à sua empresa.

1. Automatização de processos

Imagina que o departamento de finanças precise de dados do departamento de marketing. Com um ERP que é usado para todos os setores da empresa, o departamento financeiro pode simplesmente pegar esses dados do marketing no sistema. Sem um ERP provavelmente teriam que ser geradas algumas tabelas que seriam enviadas ao departamento de finanças. O processo manual é eliminado, diminuindo a possibilidade de erros e aumentando a confiança nos dados.

2. Eliminação de planilhas eletrônicas e controles paralelos

As empresas que não usam um ERP estão usando diversos programas diferentes ou anotando tudo em planilhas. Um indicador para você investir num ERP, é quando percebe que está perdendo o controle sobre todas as planilhas e a integração entre os sistemas já não funciona mais tão bem. Com um ERP todos os dados estarão num só lugar, necessitando de apenas um único sistema.

3. Transparência | Melhor comunicação entre os diferentes departamentos

Com o sistema ERP todos os dados e informações da empresa estarão no mesmo lugar e poderão ser acessados por todos os colaboradores. Isso deixa o trabalho mais transparente e facilita a comunicação entre os diferentes departamentos. Isso também irá reduzir custos com pessoal.

4. Aumento da produtividade e diminuição de retrabalho

Um dos maiores benefícios que vem de um sistema ERP para pequenas empresas é o aumento da produtividade. Os colaboradores podem focar sua atenção no trabalho importante e não precisam se preocupar com erros no sistema ou na integração de diversos sistemas. Além do mais os sistemas ERP são criados visando a facilidade de uso, o que os torna mais agradáveis de serem usados.

5. Tomada de decisão rápida

Os dados em tempo real de um ERP podem ser benéficos para questões de marketing, administração ou vendas. Ter todos os dados em tempo real facilita a tomada de decisão e permite que esse processo seja feito com mais rapidez e agilidade. Com todos os dados na mão também é possível detectar potenciais problemas que possam surgir.

6. Reduzir custos administrativos e de operação

Talvez esse seja o ponto mais importante para empresas de pequeno porte. Um sistema ERP irá reduzir custos, pois se antes você estava pagando por diversos sistemas diferentes, agora você paga por um só. O ERP ainda deixa todas as informações juntas em um só lugar. O ROI (retorno de investimento) da sua empresa será muito bom quando escolher uma boa solução ERP.

7. Facilidade de análises por meio de Business Insights

Com Business Insights você pode tomar decisões mais rápidas e mais inteligentes. É muito importante que todos os dados da sua empresa estejam sempre atuais. Com um ERP para pequenas empresas não há dúvidas que esse será o caso. Com os dados atualizados você poderá acompanhar a sua empresa em tempo real e a tomada de decisão será mais rápida e fácil.

Para concluir é importante dizer que as soluções modernas de sistemas ERP são bastante flexíveis e permitem que usuários e funções novas sejam adicionados a qualquer hora. Com essas considerações está na hora de procurar pela melhor solução ERP para o seu negócio. Caso tenha alguma dúvida sobre sistemas ERP não hesite e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *